Contato via Whats
logo-dibs

Delicioso Cupim no Espeto

16 de Abril - 2019

Delicioso Cupim no Espeto

O cupim é uma corte de carne bovina que não atrai churrasqueiros e churrasqueiras, pois é uma carne mais complexa de preparar sem endurecê-la ou secá-la.
Mas nós temos uma receita que é a solução para fazer o churrasco de cupim no espeto e mantê-lo suculento e macio. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
•    1 peça de cupim
•    Papel celofane culinário ASSA CHURRACO FELICILAR
•    Sal grosso
Para fazer esse cupim, você precisa tempo e paciência. Para que ele fique bem macio e suculento, a carne ficará bastante tempo na churrasqueira.
Comece acendendo a sua churrasqueira para que o braseiro esteja bem formado quando você for levar a carne ao fogo. O braseiro deve estar bem quente, mas sem chamas.
Sobre uma mesa, polvilhe o sal grosso por toda a carne. Se desejar, você pode fazer alguns furos na carne com a faca para que ela pegue melhor o sal.
Não se preocupe que a carne não ficará seca por fazer esses furos. A carne só perde o seu suco se você furá-la após ela estar assando.
Após polvilhar toda a carne com sal, deixe descando em frente à churrasqueira por cerca de 15 minutos pelo menos. Isso ajudará para que ela salgue melhor e que o braseiro esteja no ponto desejado.
Passado esse tempo, espete a carne ao meio. Utilize um espeto simples em "v" - evite usar espeto dupla ou espeto simples liso, pois isso irá dificultar para manusear a carne depois e para cobri-la com papel celofane culinário.
O que nós vamos fazer agora é cobrir a carne com o papel ASSA CHURRASCO FELICILAR como uma grande bala ou bombom. Assim, retire 4 tiras do papel celofane culinário que iremos utilizar para fechar o nosso "pacote de bala" em seguida.
Depois dê 6 a 7 voltas na carne com o papel celofane. Feche as extremidades do papel celofane culinário dando voltas como se você estivesse fechando um bala ou bombom.
Dica importante: deixe um espaço de dois dedos entre a carne e início de onde você fechará o papel celofane. A razão para isso é criar um espaço vazio entre a carne e papel celofane nas extremidades que irá aliviar a pressão a ser formada quando a carne estiver no fogo e evitar que o seu pacote "exploda" (você também pode fazer alguns furos pequenos no papel celofane para deixar a pressão escapar).
Com as pontas do papel celofane enrolados, use as tirinhas para amarrá-las, duas tiras em cada ponta. Amarre dando diversos nós em cada ponta, queremos prender bem.
Com o pacote fechado, leve o cupim à churrasqueira distante cerca de 50 cm da brasa bem quente. Agora vem a hora da paciência e atenção.
Dependendo do tamanho da peça de cupim e de quanta gordura entremeada, a carne ficará mais ou menos tempo assando. Nós queremos que a gordura da carne derreta trazendo muito sabor e suculência ao cupim.
Asse 2h, virando de tempos em tempos. Quando a carne parecer já bem assada através do papel celofane culinário, retire do fogo e use uma tesoura ou faca para remover todo o celofane.
Se a carne já estiver bem dourada, fatie e sirva. Caso contrário, você pode voltá-la à churrasqueira sem o papel celofane culinário para dourar por alguns minutos!